BIG BAND

HISTÓRIA BIG BAND

A Big Band da Escola de Jazz do Barreiro (BBEJB) foi criada em 2008 e atualmente trabalha com uma instrumentação muito variada, composta por instrumento de sopro, bateria, piano, baixo elétrico, contrabaixo e  guitarra e voz. Os músicos são, alunos ou ex-alunos da EJB. A integração dos alunos dos cursos mais avançados da EJB é fundamental para o seu completo desenvolvimento curricular.  Passaram pela direção da BBEJB Luís Cunha, Iuri Gaspar e Francisco Andrade,

INICIATIVAS BIG BAND

Desde a sua criação, a BBEJB já conta com largas dezenas de concertos realizados, destacando-se as actuações na 7ª Festa do Jazz do São Luiz, no programa “A Arte da Big Band” organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC e no Palácio de São Bento pelas Jornadas Europeias do Património 2018. A BBEJB conta igualmente com actuações regulares nas Festas do Concelho do Barreiro e noutros espaços dos Municípios do Barreiro e da Moita tais como a Biblioteca Municipal do Barreiro, Oficinas da EMEF, Auditório Municipal Augusto Cabrita, Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, entre outros locais. Nestas actuações a BBEJB contou pontualmente com a colaboração de grandes nomes do jazz nacional tais como Jorge Moniz, Tomás Pimentel, Beatriz Nunes ou Vânia Fernandes.

MAIS INFORMAÇÕES

Ao longo dos anos, a BBEJB foi adquirindo e trabalhando um vasto e variado repertório para Big Band que vai desde arranjos clássicos da era do Swing, tocado por orquestras como as de Glenn Miller, Duke Ellington, Count Basie, entre muitas outras, até arranjos mais modernos e sofisticados como Bob Brookmeyer ou Claus Nymark.

Recentemente, a BBEJB tem desenvolvido e trabalhado um repertório próprio com temas e arranjos originais dos músicos que a integram. Isto imprime na Big Band uma sonoridade fresca e dinâmica, trabalhando sempre dentro das diferentes linguagens do jazz.

ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR