Biografia Alberta Soares

ALBERTA
SOARES

Natural do Barreiro, inicia os seus estudos musicais de piano aos 6 anos, nesta cidade, sob a orientação da professora Virgínia Figueira. Aos 12 anos entra para a Academia de Amadores de Música, em Lisboa, onde estuda com Orquídea Quartim e Bela Ribeiro, tendo aí concluído o Curso Geral de Formação Musical e Piano. Em 1977 é convidada a ingressar no Corpo Docente desta Academia, onde leccionará Formação Musical e Piano até 1988. No Conservatório Nacional, em Lisboa, conclui em 1986 o Curso Superior de Piano sob a direcção dos professores Carla Seixas (Piano),os Maestros Álvaro Salazar e Christopher Bochman (Composição) e Olga Prats (Música de Câmara). Paralelamente estuda com a pianista Tânia Achot. Faz parte, como convidada, do Júri Internacional dos Concursos Musicais Yamaha, nas finais realizadas em Palma de Maiorca e Milão em 1988.

Em 1989 ingressa na Escola de Música de Barcelona (Universidade Autónoma de Barcelona) onde realiza uma pós-graduação em Música de Câmara com o Maestro Josep Pons, Gerard Claret e Albert Giménez Atenelle , assim como Formas e Análise Musical com o compositor Benet Casablancas, tendo concluído estes estudos em 1992 com a classificação «Excelente». É seleccionada por «Juventudes Musicais de Barcelona» para realizar concertos nesta cidade, no âmbito do «Ciclo Jovens Intérpretes». Durante o mesmo período e também em Barcelona participa em vários Master Classes no âmbito do Piano e da Música de Câmara com Karl Engel, Kathryn Plummer, Sofia Puche e Trio de Barcelona, actuando com várias formações camerísticas.Faz também Aperfeiçoamento Virtuosístico com os pianistas Cármen Poch e Luiz de Moura Castro.

Exerce como Professora de Piano e Acompanhadora no Conservatório de Cervera (Catalunha) entre 1990 e 1993. Em 1994 regressa a Portugal onde lecciona e é acompanhadora na Escola Profissional de Música de Évora. Entre 1996 e 2004 exerce no Conservatório - Escola das Artes da Madeira, tendo nos anos 2000/01 assumido o cargo de pianista e coordenadora musical da então existente Companhia de Bailado da Madeira. No Funchal participa em vários espectáculos no âmbito desta Companhia. Desde 2004 continua a sua actividade de docência no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, no Conservatório de Setúbal e na Escola de Jazz do Barreiro.