Biografia Alê Damasceno

ALÊ
DAMASCENO

Mestre em Música pela UNICAMP na área de Performance Musical, Especialista em Docência no Ensino Superior pela FMU e Bacharel em Música – instrumento Bateria – pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, atualmente é doutorando em Artes Musicais – Performance, pela Universidade Nova de Lisboa. Possui mais de 20 anos de experiência como performer e professor. Lecionou em instituições de ensino reconhecidamente relevantes no cenário artístico de São Paulo (Brasil), como a Faculdade de Artes Alcântara Machado, Faculdade Santa Marcelina e Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

Participou como baterista da gravação de diversos CDs/DVDs de música popular e instrumental brasileira, entre eles o DVD da cantora Zizi Possi: “Para Inglês Ver e Ouvir”, indicado ao Prêmio TIM 2006, os CDs “Nem” e “Emily” do cantor e compositor Cid Campos (filho do poeta Augusto de Campos) e o CD “Piratininga”, do grupo de música instrumental brasileira Aquilo Del Nisso. Como produtor e baterista, participou do CD “Eu e Ela” do compositor Joel Damasceno e da cantora Daniella Alcarpe.

Possui atuação em concertos e/ou gravações com artistas ao redor do mundo, tais como: Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Jaques Morelenbaum, Guinga, Gal Costa, Luiz Melodia, Jonhy Alf, Olívia Byington, Tetê Espíndola, Lucinha Lins, Célia, Virginia Rosa, Vanessa da Matta, Paula Lima, Phil deGreg (EUA), Vincent Gardner (EUA), Miles Osland (EUA), Jaques, Henry Greindl (Bélgica), Eva Jagun (Alemanha), Iva Bittova (Checoslováquia), entre outros. Com orquestras e Big Bands já participou como convidado da Orquestra Jazz Sinfônica de Diadema, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Bachiana, Sinfônica de Heliópolis, Balé Folclórico do Estado de São Paulo (Abaçaí) e Grupo Comboio.

É investigador da chamada “ Bateria Brasileira” e autor do livro: A Batucada Fantástica de Luciano Perrone: sua performance musical no contexto dos arranjos de Radamés Gnattali, lançado pela editora letã OmniScriptum. Atualmente finaliza o método intitulado Brazilian Grooves, ao lado de Flávio Barba (guitarra) e Marinho Andreotti (contrabaixo) e também o primeiro álbum do Cosmo Sound Collective, ao lado do saxofonista Giualino Pereira (Londres), com composições inéditas de Hermeto Pascoal. Foi colunista da revista especializada Modern Drummer Brasil e desenvolve ao lado do baterista e amigo Rodrigo “Digão” Brás, o Duoavesso, duo de abaterias, com repertório voltado a este instrumento.
Share by: