Biografia Íris Sarai

ÍRIS
SARAI

Nasceu em Lisboa em 1988. Teve contacto com a música desde muito cedo, começando a tocar piano clássico aos 4 anos de idade.

Iniciou os seus estudos no Instituto de Música Vitorino Matono em Lisboa onde estudou piano com Fernando Serro e Dimitrinka Dontcheva. Mais tarde em 2003, ingressou no Conservatório Nacional terminando aí o curso de Piano com o prof. António Rosa, Formação Musical, Acústica, História da Música e Análise/Técnicas de Composição.

Aos 14 anos interessa-se pelo jazz estudando como autodidata. Anos mais tarde decide frequentar as aulas de atelier de jazz/combo do Conservatório com o prof. Pedro Moreira e participando no concurso de combos da Festa do Jazz do Teatro São Luiz em 2007, 2008 e 2009 em representação da Escola do Conservatório Nacional.

Frequentou durante um ano (2008/2009) a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal (3º ano do curso) onde estudou piano com Filipe Melo, e voz com Marta Hugon. Durante esse ano participou também no concurso de combos da Festa do Jazz do S.Luiz em 2009, representado a Escola do Hot Clube, e ficando em 1º lugar na categoria de combos de escolas não superiores.

Licenciou-se em Jazz, na ESML (Escola Superior de Música de Lisboa), em piano, onde teve aulas com Óscar Graça, João Paulo Esteves da Silva, João Moreira, Maria João, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, entre outros.

Já tocou com projetos e artistas tais como os Tora Tora Big Band, a Big Band do Barreiro, O Martim, Totem Pole, Luz de Prata, Souled Out, Gospel Collective, Paulo Brissos, Lara Afonso, M80 Band. Neste momento, para além do seu trabalho como professora e como músico freelancer, participa em diversos projetos como pianista/teclista, tais como Folkways, Christina Quest e Rockalady, Vira Casaca, "Conta-e Tudo", Monáxi, Kady, Tiago Barbosa, Berg, entre outros.